“Restaurar a verdade seria voltar à reflexão, voltar ao pensamento crítico e reconhecer o lugar do outro”

Confira a entrevista de Márcia Tiburi para O Sabiá, durante o 1º Congresso Nacional Biopolítica e Direitos Humanos, na Unijuí

Conceito do perfil fascista, a falta de consciência e conhecimento no debate político, como restaurar a verdade e uma avaliação da prisão de Lula foram alguns dos assuntos abordados durante a conversa da escritora Márcia Tiburi com a redação d’O Sabiá.

Márcia Tiburi é graduada em Filosofia (PUC-RS) e Artes (UFRGS), Mestre (PUC-RS, 1994) e Doutora em Filosofia (UFRGS, 1999). Ela participou do 1º Congresso Nacional Biopolítica e Direitos Humanos: refletindo sobre as vidas nuas da contemporaneidade, realizado pelo Programa de Mestrado em Direito da Unijuí, em abril.

Tiburi abordou o tema “O ridículo político e outros problemas éticos e sociais da sociedade”, tendo como norte justamente sua mais recente publicação – Ridículo político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto, que trata da ignorância que domina nossa cultura política e a tendência dominante desta ignorância no debate público brasileiro.

Para a filósofa, professores, pesquisadores e estudantes precisam desempenhar com mais afinco a missão de estimular debates qualificados, de maneira a formar cidadãos que se preocupam com a política e com a democracia.

Confira a entrevista no vídeo:

 

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *